Com o início de um novo ano se aproximando, os contribuintes de Joinville já começam a se preparar para o pagamento dos tributos anuais, como o IPVA e o IPTU.
No caso do Imposto Predial e Territorial Urbano, dúvidas frequentes dos moradores incluem como obter a segunda via, quais os prazos da prefeitura e como pagar o boleto do IPTU de Joinville 2024.
Nesta matéria, explicamos em detalhes como consultar o tributo pela internet, as opções de pagamento e parcelamento do imposto e outras informações relevantes para estar em dia.
Calendário do IPTU de Joinville 2024
O Imposto Predial e Territorial Urbano da cidade catarinense para o ano de 2024 deve ser pago logo nas primeiras semanas de janeiro, seja através da cota única ou parcelado.
O calendário fiscal da cidade prevê o início da quitação deste tributo nesse período.
Desde 2023, a prefeitura de Joinville introduziu um novo formato para o carnê do IPTU. Esse novo design, de acordo com as autoridades municipais, assemelha-se mais a faturas de serviços como cartões de crédito e contas de telefone.
Além disso, esses carnês são enviados aos contribuintes pelos correios, no endereço previamente registrado na inscrição do imóvel.
A partir de 2023, a prefeitura tem oferecido 3 opções de pagamento para o IPTU.
Duas delas referem-se ao pagamento em cota única, que oferece descontos atrativos, enquanto a terceira opção é o parcelamento, permitindo que os contribuintes dividam a conta em até 10 vezes.
Confira o cronograma:
- Cota única com vencimento para 10 de janeiro e desconto de 10%;
- 1° parcela (para quem optou pelo parcelamento): 10 de janeiro (e demais parcelas todo dia 10 de cada mês);
- Cota única com vencimento para 10 de fevereiro e desconto de 8%.
Onde pagar o carnê?
Qualquer instituição financeira conveniada com a Prefeitura aceita o pagamento do IPTU, tais como:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Caixa Econômica Federal;
- Lotéricas.
As seguintes cooperativas de crédito também recebem o tributo:
- Ailos;
- Sicredi;
- Sicoob São Miguel.
Como tirar a segunda via do boleto?
A consulta e emissão do IPTU é feita pela internet, no sistema da prefeitura de Joinville (disponível 24h por dia).
Confira o passo a passo:
- Acesse o Sistema e-IPTU (https://tmiweb.joinville.sc.gov.br/eiptu/);
- Insira seu CPF ou CNPJ e depois a inscrição imobiliária da propriedade, seja ela residencial, comercial ou não-edificada;
- Clique no botão “Login”;
- Baixe ou imprima o carnê.
Os cidadãos joinvilenses também conseguem obter a segunda via do boleto presencialmente, nas chamadas ‘Unidades Regionais de Obras’.
Se você, proprietário de imóvel, não pagar o IPTU de Joinville dentro do prazo, poderá enfrentar multa, juros, proibição de venda do imóvel e, em casos extremos, ter seu imóvel leiloado pela prefeitura para quitar a dívida.
Dúvidas com relação ao tributo em outras cidades? Confira o IPTU todos os estados 2024, seus valores de alíquotas, prazos e vencimento.