Olá visitante! Cadastre-se ou faça o login.

Atendimento

413030-1962
Logo

Atendimento

413030-1962
Carrinho
zoom passe o mouse
Tornar-se Aluno(a) Indígena (Ref: 9788555072116)
Não sei ao certo o que é sinopse...
A proposta geral deste livro é fazer a etnografia de uma escola indígena. Esta proposta, em si só, já é inovadora mas, mais que isso, como foi feita esta...
Disponibilidade: Envio imediato
por R$ 50,00 ou por R$ 0,00 no Depósito bancário
Quantidade: No momento a quantidade solicitada não esta disponível em estoque
Digite seu CEP:
Descrição longa
Tornar-se Aluno(a) Indígena
Amanda Rodrigues Marqui

A proposta geral deste livro é fazer a etnografia de uma escola indígena. Esta proposta, em si só, já é inovadora mas, mais que isso, como foi feita esta etnografia lhe permitiu renovar o modo como antropologia tem pensado e analisado a escola, a etnografia das escolas, e o modo como se pensa a escolarização das crianças indígenas como parte de seu processo formativo.


Clarice Cohn

Tornar-se Aluno(a) Indígena discute a partir do método etnográfico os processos de ensino e aprendizagem e as práticas pedagógicas escolares das crianças Guarani Mbya de Nova Jacundá, que vivem no sul do Pará, a fim de compreender o que é tornar-se (becoming/become, Toren 2004) aluno(a) indígena. A criança será aqui tomada como ator social ativo e produtor de cultura (Cohn 2005) e a escola será abordada como um espaço em que as crianças tornam-se alunos, como uma das práticas de autopoieses (autopoietic, Toren 1999), ou seja, de produção de significados sobre o seu mundo. Sendo assim, minha etnografia pretende compreender como estas crianças produzem significados no contexto escolar e na condição de alunos indígenas, tomando a escola como um espaço de fronteira (Tassinari 2001), em que se articulam os conhecimentos, o modo de ser guarani mbya e suas práticas de ensino e de aprendizagem com os conhecimentos e métodos pedagógicos escolares. Esta etnografia de uma escola guarani mbya irá contribuir para a compreensão dos significados atribuídos pelas crianças ao ir à escola, espaço onde se dão novas formas de construção de conhecimento - indígena e não-indígena em novas relações, além daquelas realizadas nos próprios processos de aprendizagem guarani.
Especificação
Apresentação: Brochura
Formato: 14,8 x 21cms
Dados técnicos
ISBN: 978-85-5507-211-6
Páginas: 170
Edição: 1ª
Ano Publicação: 2016
Texto adicional
Amanda Rodrigues Marqui