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Quando a Guerra é um Negócio (Ref: 9788581923932)
Quando a guerra é um negócio trata de um período crucial da história das relações interamericanas, o da chamada política da boa vizinhança, implementada pelos governos de Franklin Delano Roosevelt...
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Quando a guerra é um negócio
Érica G. Daniel Monteiro

Quando a guerra é um negócio trata de um período crucial da história das relações interamericanas, o da chamada política da boa vizinhança, implementada pelos governos de Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos (1933-1945), o esforço norte-americano no sentido de melhorar sua imagem junto aos países latino-americanos no contexto da Segunda Guerra Mundial. O tema não é totalmente desconhecido, mas o enfoque proposto pela historiadora Érica G. Daniel Monteiro é inteiramente original. Este livro deslinda com base em uma pesquisa documental impressionante a cooperação que houve entre grupos privados e agências governamentais dos Estados Unidos da América no sentido de implementar tal política, que, assim, não se expressou apenas como propaganda oficial, mas também por meio de meio do cinema, do rádio, da publicidade comercial e assim por diante. Érica Monteiro analisa, com muita precisão, o importante papel desempenhado pelo Office of the Coordinator of Inter-American Affairs, que teve papel fundamental nesse processo. Revistas, como Seleções do Readers Digest, e a indústria cinematográfica foram fundamentais nesse esforço de fazer propaganda que não parecesse propaganda. O estúdio Disney, por exemplo, durante a Segunda Guerra, produziu muitíssimo para o governo Roosevelt. As emissoras de rádio também foram mobilizadas e as empresas que tinham interesses comerciais na América Latina passaram a patrocinar programas veiculados aqui.
Efeito muito conhecido da propaganda política é a desconfiança que ela causa, fenômeno que também afeta a publicidade comercial. O notável trabalho de pesquisa e análise empreendido por Érica G. Daniel Monteiro nos permite conhecer um caso de muito sucesso e que foi capaz de articular os interesses políticos do governo norte-americano e os da iniciativa privada daquele país. Como mostra Quando a guerra é um negócio, isso nem sempre foi feito sem atritos, ao contrário do que pensa o senso comum. Apesar deles, os Estados Unidos da América conseguiram, no período analisado, reforçar sua preponderância na América Latina, ao mesmo tempo em que as empresas daquele país vendiam, literalmente, o American way of life sem parecer, ao menos tão explicitamente, que estavam de fato fazendo isso.
Prof. Dr. Carlos Fico
Prof. Titular de História do Brasil da UFRJ
Especificação
Apresentação: Encadernado/capa dura, miolo em papel Avena 85g.
Formato: 14 x 21cms

Dados técnicos
ISBN: 978-85-81923-93-2
Páginas: 340
Edição: 1ª
Ano Publicação: 2014
Texto adicional
Érica G. Daniel Monteiro