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O Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas do Ensino Fundamental (Ref: 9788555075704)

O Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas de Ensino Fundamental tem o objetivo de compreender como a construção do ensino-aprendizagem do diploma estatutário pode servir de possibilidade de prevenção e, respectiva, redução do ato infracional praticado pela criança e pelo adolescente, pois, conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos, tomarão outras posturas do que o ato de infracionar.

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ISBN: 978-85-5507-570-4
Páginas: 235
Edição: 1ª 
Ano Publicação: 2017

Especificações

Apresentação: Brochura 
Formato: 14,8 x 21cm

Descrição

O Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas de Ensino Fundamental
Melissa Zani Gimenez

O Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas de Ensino Fundamental tem o objetivo de compreender como a construção do ensino-aprendizagem do diploma estatutário pode servir de possibilidade de prevenção e, respectiva, redução do ato infracional praticado pela criança e pelo adolescente, pois, conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos, tomarão outras posturas do que o ato de infracionar.  Concomitante aos avanços sociais, está a prática de atos ilícitos executados pela pessoa em desenvolvimento. Nesse contexto, o espaço escolar é analisado como mecanismo de aprimoramento de valores ético-sociais, transformando os educandos em cidadãos, para o encontro do bem-estar, como fundamento de validade da lei nº 11.525/2007.  O assunto em análise originou-se de experiência profissional na docência no ensino fundamental analisando a eficácia da lei que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em seu artigo 32, parágrafo 5º, e obrigando o ensinamento do Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas de ensino fundamental. São estudos, porém, que não ficaram isolados a uma mera discussão, foram efetivados, de fato, à realidade escolar, obtendo resultados significativos para a formação do ser social. Diante dessas considerações, busca-se, por meio da união fraterna dos operadores da Educação, do Direito e da Administração Pública, promover, nas escolas de ensino fundamental, o alicerce necessário para a construção da consciência cidadã às pessoas em plena formação de sua capacidade, a obtenção de uma cultura da paz, apta a despertar nas crianças e nos adolescentes valores e princípios éticos: o fomento necessário para a prevenção e redução da prática do ato infracional.  Destaca a presente obra a necessidade de efetivação de práticas sociais destinadas às pessoas vulneráveis, evidenciando que, de leis, o público infantil já está resguardado, restando o comprometimento com as suas aspirações, garantindo sua dignidade enquanto ser individual e social.