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Guerra Fria e Propaganda: a U.S. Information Agency no Brasil, 1953-1964 (Ref: 7902585)
Exibições artísticas e intelectuais; publicação de revistas e de material em jornais; produção de filmes e documentários; edição e tradução de livros; construção de centros com bibliotecas, salas...
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Guerra Fria e Propaganda: a U.S. Information Agency no Brasil, 1953-1964
Júlio Cattai

Exibições artísticas e intelectuais; publicação de revistas e de material em jornais; produção de filmes e documentários; edição e tradução de livros; construção de centros com bibliotecas, salas de exibição de filmes e anfiteatros; organização de intercâmbio de jornalistas, intelectuais, lideranças estudantis; a Voz da América e a coleta de informações com pesquisas de opinião em todo o mundo. Com uma tentacular frente de atuação, a U.S. Information Agency, a agência de informação e propaganda do governo dos Estados Unidos, fez-se presente em países espalhados pelos cinco continentes, incluindo o Brasil. Fundada em 1953, no auge da Guerra Fria, a USIA era parte de uma sofisticada rede de propaganda e de guerra psicológica, elaborada pelos serviços de inteligência dos EUA, que se voltava para a compreensão e mobilização das opiniões públicas acerca de temas como desenvolvimento e democracia, segurança hemisférica, anticomunismo e o American Way como modelo a ser seguido pelos países subdesenvolvidos da América Latina e pelo nascente terceiro mundo.
Guerra Fria e Propaganda traz uma discussão original sobre a atuação da USIA junto à mídia impressa do Brasil em uma ampla gama de questões. Entre elas: a política atômica brasileira, a segurança hemisférica e a ajuda internacional; o perigo vermelho de McCarthy e o macarthismo como perigo; o julgamento dos espiões atômicos, Julius e Ethel Rosenberg; Little Rock e a segregação racial nos Estados Unidos; Martin Luther King e a marcha pelos direitos civis; os festivais da juventude, a ópera itinerante Porgy and Bess, Satchmo e a explosão do jazz pelo mundo.
De escrita elegante e clara, Guerra Fria e propaganda é dedicado ao público acadêmico e àqueles interessados em compreender o processo de modernização da mídia impressa no Brasil e como se elaboram entendimentos e consensos sobre as artes e as liberdades; sobre democracia e realização humana e como se constroem ideias e alianças políticas transnacionais.
Especificação
Apresentação: Brochura
Formato: 14,8 x 21cms
Dados técnicos
ISBN: 978-85-5507-542-1
Páginas: 198
Edição: 1ª
Ano Publicação: 2017
Texto adicional
Júlio Cattai