Olá visitante! Cadastre-se ou faça o login.

Atendimento

413030-1962
Logo

Atendimento

413030-1962
Carrinho
zoom passe o mouse
Coleção Direito e Direitos Humanos (Ref: 77086320)
Os Direitos Humanos são o principal ponto de relação entre o Direito e o ser humano, redator das normas jurídicas e seu receptor. Não por acaso, falar em ser humano e dignidade implica em pensar...
Disponibilidade: Indisponível
por R$ 1,00 ou por R$ 0,00 no Depósito bancário
Descrição longa
Os Direitos Humanos são o principal ponto de relação entre o Direito e o ser humano, redator das normas jurídicas e seu receptor. Não por acaso, falar em ser humano e dignidade implica em pensar o marco de desenvolvimento humano no mundo contemporâneo, bem como em Direitos Humanos, que buscam preservar a vida digna para as gerações atuais e vindouras.
Esta Coleção, intitulada Direito e Direitos Humanos, situa o ser humano em sua integralidade e em sua complexa relação com a sociedade e a natureza, considerando as principais preocupações jurídicas e sociais que se apresentam atualmente, tanto internacionalmente, quanto em território brasileiro.
Percebendo os Direitos Humanos, teoricamente, enquanto normativas internacionais que buscam proteger a dignidade humana, e, materialmente, como a possibilidade de acesso aos bens materiais e imateriais que possibilitam a dignidade, a presente Coleção objetiva analisar os Direitos Humanos sob diferentes aspectos.
Um dos aspectos a serem observados é o aspecto jurídico, que compreende a análise do Sistema Global de proteção dos Direitos Humanos. Esse Sistema, tendo surgido em 1945, com a criação das Nações Unidas, é o que mais próximo se tem de um consenso jurídico e político que garanta a dignidade inerente de todo e qualquer ser humano, seus direitos individuais, coletivos, sociais, bem como o direito à diferença.
Para além do aspecto jurídico, não se pode esquecer da importância de uma análise complexa e concreta da eficácia dos direitos na vida das pessoas, bem como dos melhoramentos e recuos do desenvolvimento humano. Importa, ainda, a análise das críticas realizadas à mencionada pretensão universalista dos direitos, por parte dos reclamos culturalistas (multiculturalismo) e pela reivindicação da diferença.
É urgente uma análise, à luz dos Direitos Humanos, da complexa relação entre o ser humano, a sociedade e a natureza, a fim de tornar possível mudanças positivas na garantia da vida digna e desenvolvimento de todos. Diante disso, torna-se necessário o debate acerca da relação entre Direitos Humanos e religião, desenvolvimento econômico e desenvolvimento ambiental ou sustentabilidade ambiental. Mais do que tudo, falar em Direitos Humanos, nos dias atuais, significa falar de fronteiras nacionais, migrações, refúgio e asilo.
A Coleção Direito e Direitos Humanos pretende contribuir de forma significativa e efetiva para o diagnóstico da realidade dos Direitos Humanos no mundo contemporâneo, buscando analisar seus avanços e retrocessos, bem como possibilitando a proposição de alternativas que visem à dignidade e o desenvolvimento humano.
Leilane Serratine Grubba

Diretora Cientifica
Leilane Serratine Grubba

Consultores editoriais:
Adriana Lacerda Rocha (Foz do Iguaçú)
Alexandre Veronese (UNB)
Antônio Carlos Wolkmer (UNILASALE)
Carlos Luiz Strapazzon (UNOESC)
Danielle Annoni (UFSC)
Fernando Galindo (Saragoça/Espanha)
Germana Parente Neiva Belchior (UNIFOR)
Horácio Wanderlei Rodrigues (UFSC)
Jacopo Paffarini (Perúgia/Itália - IMED)
José Calvo González (Málaga/Espanha)
Luiz Otávio Pimentel (UFSC/INPI)
Márcio Ricardo Staffen (IMED)
Maria Chiara Locchi (Perúgia/Itália)
Paulo Roney Ávila Fagundez (UFSC)
Sérgio Fernandes de Aquino (IMED)
Susan Burràs (Rovira i Vigili/ Cataluña/ Espanha)
Natalia Gaspar (México)